Os serviços de mobilização e desmobilização de equipamentos são caracterizados pelo conjunto de operações que resultam no transporte de equipamentos até o local da obra e, posteriormente, o seu retorno até o ponto de origem, após o término dos trabalhos. Essa é uma etapa muito importante e que exige um planejamento adequado, pois pode resultado em atrasos e problemas caso o serviço não seja prestado com eficiência e qualidade.

O deslocamento dos equipamentos pode ser realizado por vias terrestres, fluviais ou marítimas, podendo ocorrer de forma integrada e buscando sempre o menor custo de transporte, no meio tempo para o cliente.

Esse é um processo que envolve não apenas a compra, mas a adequação dos equipamentos para o padrão da empresa. Para que ela seja realizada de maneira eficiente, a mobilização de equipamentos exige: Planejamento rigoroso; Controle na execução da mobilização dos equipamentos; Conhecimento da documentação exigida pelo contratante; Pontualidade e eficiência; Visita técnica, para identificação do local onde serão montadas as estruturas, tanto diretas quanto indiretas, que atuarão como suporte na execução do projeto.
O serviço se refere ao destino que um equipamento recebe após cumprir o seu papel na operação. Esse processo tem a ver com a logística reversa e com um item importante hoje em dia nas empresas: a sustentabilidade. A periodicidade do serviço vai depender de cada equipamento. A desmobilização de equipamento, geralmente, segue os seguintes passos: Identificação dos equipamentos que necessitam serem substituídos ou que já cumpriram seu papel; Retirada dos equipamentos do projeto, através de um aviso aos colaboradores; Os equipamentos são enviados para um local pré-definido; São realizados os reparos nos equipamentos, caso haja necessidade; É definido o destino de cada equipamento, para venda, leilão, repasse ou outra finalidade.
Expertise e estrutura necessárias para evitar fraudes; Transporte dos equipamentos até o local do projeto; Transporte dos equipamentos que já cumpriram a sua função até o local pré-definido; Planejamento do serviço de mobilização e desmobilização dos equipamentos que serão necessários em cada projeto; Atenção à documentação exigida para cada equipamento.